terça-feira, 24 de julho de 2018

O QUE EU PENSO......


Boa noite!
Hoje não me apetecia falar, mas lá vai….
Vou hoje falar sobre a critica, pois tenho sido olhado e até confrontado com palavras e olhares intimidatórios que em nada dignificam quem os pratica, mas vamos em frente!
Quando assumimos certos e determinados cargos temos que estar preparados para sermos avaliados no nosso desempenho e nessa avaliação podemos ser criticados por algumas situações que quem vê tem uma visão diferente da nossa.
Não podemos nem devemos não aceitar as críticas, parece estranho mas normalmente acontece.
Mas isso é mais comum do que imaginamos. Posso chamar isso de «Baixa tolerância à Critica». A baixa tolerância, provavelmente ocorre, pelo facto de estarmos convencidos que a crítica é sempre algo negativo.
Algo que nos vai ofender, nos ferir, nos diminuir. Sempre que posso, procuro usar a «Crítica Cuidadosa». Saber que a forma como falo e tão importante quanto o que tenho a dizer.
Um pouco de doçura nas palavras não vai fazer mal algum. Não vai tirar a força das palavras que são ditas. Vai sim, criar uma aceitação positiva.
Quem é criticado deve ter ouvidos fortes. Nem sempre somos criticados e avaliados por pessoas que usam a «crítica cuidadosa» como instrumento de avaliação. Podem ser mais sintéticos, objectivos e ríspidos sem no entanto deixar de ter razão no que dizem.
A crítica pode até ferir, mas em geral é algo destinado a contribuir para melhoria do desempenho ou evitar erros.
 Sempre que sinto a necessidade de avaliar ou criticar alguém, devo-o fazer com amor e verdade, com uma sinceridade que construa.  E quando somos alvos de uma avaliação ou de uma crítica devemos nos curvar, usar de humildade, ouvir com ouvidos fortes e atentos, não agradecer mas saber ouvir.
Críticas não são negativas nem positivas. São pontos de vista que sempre precisam de ser compreendidos dentro de um contexto.
Podem ajudar ou ferir, dependendo de quem as ouve. Podem ser mais bem aceites ou rejeitadas dependendo de quem as faz, e da forma como as fazem.
Só recebe críticas quem trabalha. Só pode fazer críticas quem também as aceita.
E mais não digo……..

Sem comentários:

Enviar um comentário