terça-feira, 22 de janeiro de 2019

O QUE EU PENSO......



Boa noite!
Mais uma semana, mais um dia a fazer o que gosto, ou seja escrever, digo eu.
Hoje vou falar do lugar do Moutedo.
Desconhece-se a origem deste lugar, no entanto em 1721 encontra-se informação que no lugar do Moutedo existe uma capela de Santa Ana tem 18 casas, 50 pessoas maiores e 15 menores e uma criança fazendo no total 66 pessoas.
Em 8 de Novembro de 1777 nasceu neste lugar um dos mais ilustres homens públicos na história desta freguesia de seu nome José Joaquim Rodrigues Bastos, que foi jornalista, escritor, deputado às cortes, Fidalgo, Cavaleiro da Casa Real e Juiz Conselheiro, etc.
Uma das principais casas agrícolas deste lugar, já no decurso do século xx, pertenceu ao casal Aldo Correia de Bastos e Mulher Zulmira Fernandes de Almeida, ele falecido em 19 de Dezembro de 1979 e ela falecida em 14 de Abril de 1989, tendo sucedido os filhos, Georgina, Elisa, Benilde, Acácio e Albertina de Almeida Correia Bastos.
No passado domingo percorri de uma ponta á outra o Moutedo todo, penso eu pois é muito provável que não tenha passado em alguns sítios e não encontrei uma única pessoa com quem falar ou perguntar alguma coisa.
Senti algumas pessoas a falar vi ao longe um habitante dentro do seu alto muro a podar uma árvore, vi porque estava em parte alta no adro da capela.
Encontrei e fiquei bastante contente um grupo de três homens que fazem parte da comissão de festas ao Padroeiro da Freguesia o São Pedro que andavam a fazer o peditório com quem troquei alguns pontos de vista.
Encontrei muita casa abandonada e degradada, muitas silvas, mas também e muito bem nos fontenários água, sim todos tinham água, uma situação que deveria ser levada em consideração por o poder local e fazer o mesmo nos outros lugares, pois mas vão dizer: não fomos nós que tiramos, sim é verdade e porque não repor!
Fui a primeira vez ao tanque para abastecimento de helicópteros e realmente é um grande tanque, mas aí penso eu e corrijam-me se estiver errado, este equipamento deveria estar fechado, sem acesso ao interior do espaço e isso não acontece, qualquer pessoa pode ir junto ao espelho de água, se por acaso acontecer um acidente quem é o responsável, pergunto?
Também constatei que existem valas vindas das minas sem protecção podendo haver quedas, caixas sem estarem tapadas, na última Assembleia de Freguesia foi dito pelo executivo que foram todas tapadas, não corresponde á verdade, continuo a fazer a pergunta, em caso de acidente quem é o responsável?
Com a nova legislação sobre limpeza e protecção de lugares e aldeias contra incêndios o que é que foi feito no Moutedo, eu respondo nada, continua tudo igual do lado da A25 o mato e as árvores vêm até as casas, mas foi aprovado em Assembleia Municipal e o nosso poder esteve lá e votou a aprovação de verba para efectuar esses trabalhos, se existe o dinheiro porque não se trabalhou na parte serrana da Freguesia neste caso no Moutedo?
O Moutedo é o único lugar das chamadas Póvoas que continua e muito bem com a tradição de pelo menos uma vez por ano fazer a sua missa e procissão, nesse dia festivo as famílias ainda se reúnem no almoço da festa, convidam-se amigos e muita gente vem assistir e participar nas cerimónias religiosas.
O Moutedo é um dos paraísos da Freguesia, gentes amáveis e hospitaleiras, sossego, bom ar o único lugar com uma vista deslumbrante, em dia de sol consegue-se ver o farol da Barra, e o que é que tem sido feito por parte do poder para divulgar e promover este lugar, então ninguém sabe, eu digo nada, nada, bem afinal alguém me está a dizer que andaram cá na altura das eleições, pois é verdade, pois eu sei você tem razão, no dia das eleições na arruada da vitória fizeram a Freguesia toda menos as Póvoas, verdade logo aí mostraram o respeito a consideração e o desprezo por estas gentes.
Pois mas passaram por cá á pouco tempo para aplicar um placar num poste de electricidade para afixação de editais, um desses bonitos e que muito nos orgulham, um pedaço de madeira com a fixação de um arame, muito progresso, nem as árvores do adro da capela podaram e neste caso alguém passou na junta a pedir para fazerem a poda, espero que este ano o façam.
Se gosta de estar fora do stress dos centros se gosta de sossego se gosta de apreciar a natureza, se gosta de fazer caminhadas, traga o almoço ou o lanche, tem mesas e dentro de pouco tempo sombra no recinto da capela, se quer investir numa segunda habitação existem possibilidades no Moutedo.
Traga os amigos a família venha conhecer o Moutedo, venha dar vida a este maravilhoso lugar, todos juntos podemos revitalizar este paraíso.
E mais não digo….

Sem comentários:

Enviar um comentário