terça-feira, 18 de junho de 2019

O QUE EU PENSO........


Boa noite!
Mais uma semana, mais um dia a fazer o que gosto, ou seja tirar fotografias, observar, conversar com a população e escrever, digo eu.
Com o decorrer do tempo e cada vez mais a ouvir a população no meu contacto quase diário e muitas vezes é a população que me coloca os problemas, que traz para a conversa situações que por vezes me passam completamente ao lado, pois tenho que dizer que não existe coisa mais motivante que ouvir e aprender com o povo, com as pessoas de mais idade, com os jovens, saber ouvi-los sobre o passado, acompanhar as suas ideias, prespectivas e anseios de futuro e tudo isso faz parte de uma aprendizagem mútua e de confiança na prespectiva de um futuro melhor.
Há uns dias atrás em conversa com um cidadão Valonguense  fui confrontado por uma situação que eu não tinha dado muita importância, mas que no ponto de vista de quem deu como se costuma dizer (o corpo ás balas) e infelizmente alguns tombaram mesmo não regressaram ás suas família e á sua pátria com vida e são completamente ignorados sem nunca terem tido uma merecida homenagem por parte das entidades do poder local.
Tudo isto veio á conversa por o actual poder local ter agraciado e muito bem um militar de carreia numa missão humanitária num campo de batalha.
Na nossa conversa o cidadão indignado dizia-me que não estava contra a condecoração deste militar,  que estas missões envolvem um grande grau de risco, mas são remuneradas muito bem.
Estava sim desgustoso por até hoje ainda não ter havido por parte deste e dos anteriores executivos uma pequena mas sentida homenagem a todos os combatentes das ex-colonias e não só.
Combatentes que ainda hoje sofrem e fazem sofrer as suas famílias com os traumas e os problemas psicológicos e emocionais que carregam nas suas mentes, que nunca tiveram como hoje um acompanhamento psicológico por parte do poder, que foram obrigados, ousados e abandonados.
Nunca ninguém se preocupou com eles, nunca houve na sua terra natal um reconhecimento do seu contributo em defesa da nossa pátria.
E segundo este cidadão na freguesia de Valongo do Vouga ainda existem felizmente vivos largas dezenas de ex-combatentes.
Será que não se deveria pensar em homenagear estas gentes, não estará na altura de Valongo do Vouga prestar o merecido reconhecimento a titulo póstumo a todos os que que partiram em combate e todos os outros que infelizmente já nos deixaram e aos restantes que continuam entre nós?
Não estará na altura de dar um nome a uma rua, criar um monumento ou um mumorial a todos os que serviram e foram (carne para canhão) e não são preciso medalhas pois já não tens as fardas nem as lapelas para as pendurarem, basta o merecido reconhecimento.
Se não for possível ou não houver vontade política para o vosso mais que merecido reconhecimento neste futuro próximo, o vosso dia chegará, não serão esquecidos.
E mais não digo…..


Sem comentários:

Enviar um comentário