segunda-feira, 3 de junho de 2019

O QUE EU PENSO......


Boa noite!
Mais uma semana, mais um dia a fazer o que gosto, ou seja tirar fotografias, observar, conversar com a população e escrever, digo eu.
Hoje vou abordar o tema dos fontenários abandonados e sem água.
Um fontenário ou chafariz, às vezes chamado somente por fonte,é uma construção, ornamental ou não, provida de uma ou mais bicas, de onde jorra água potável.
Geralmente, situa-se em local aberto à visitação pública, como praças e jardins. Pode ser erigido com diversos propósitos, dentre eles: manter a humidade do ar, saciar a sede, servir de ornamento ou decoração.
No passado um benemérito, procurou e concretizou por água praticamente em todos os lugares da Freguesia, pessoa muito á frente com muita visão, que sempre procurou dotar de os mínimos meios para o bem estar da população.
Grande Senhor que deve sempre ser lembrado como o maior benfeitor da Freguesia, um enorme homem com um coração enorme, a minha grande homenagem ao Ilustre Sousa Baptista.
Nos dias de hoje percorremos os lugares da nossa Freguesia e a nível de fontenários o que é que encontramos, muita pouca coisa, ou antes encontramos muita degradação, muito abandono, muita destruição e todos os quase todos sem o precioso liquido, água.
Entendo que com o decorrer dos tempos os fontenários perderam a maior utilidade que era o consumo de água domestica ou seja para casa, já lá vai o tempo em que se ía esperar a namorada á fonte e aí se namoriscava, claro que tudo isso acabou, mas ficaram as memorias e as recordações.
Muito dinheiro foi gasto e muito trabalho deu para ter este património e agora vamos perder tudo?
Não podemos, devemos sim, preservar e embelezar, pois pode e deve sempre servir de ornamento e decoração.
Tanto trabalho que os nossos mais antigos  tiveram para dotar os seus lugares com estas infrastruturas e nós não estamos a deixar perder tudo aquilo que eles tanto esforço e sacrifício tiveram para conseguir na altura estas mais valias para as suas vidas.
Não estará na altura de recuperar todo este património e homenagear todos aqueles que tanto deram para que tudo isso fosse possível.
Faço um apelo ao poder local para começar a olhar com outros olhos este património e dar aos nossos lugares mais brilho e beleza.
E mais não digo…..

Sem comentários:

Enviar um comentário