segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O QUE EU PENSO....


Boa noite.
Hoje tenho um imenso prazer em escrever, ao contrário de outras vezes que era um sacrifício.
Vou falar na Festa da Santa Ana no Moutedo.
Como todos os quase todos sabem a zona serrana da Freguesia de Valongo do Vouga é constituída por alguns lugares: Cadaveira, Moutedo, Salgueiro e Redonda.
Tirando a Cadaveira que na década de setenta no grande incêndio ficou sem a sua capela de Santo Amaro que foi consumida pelas chamas, todos os outros lugares têm a sua capela e o seu padroeiro, Nossa Senhora das Dores na Redonda, Santo André no Salgueiro e Santa Ana no Moutedo.
Foi para mim uma alegria imensa constatar a Fé o Empenho a Humildade e o Brio com que a população do lugar do Moutedo tem em prol da sua capela e da sua padroeira.
Em dia de festa as famílias reuniram-se no tradicional almoço e fortaleceram os laços que os liga ao lugar vindo para assistir e encher a capela na celebração da Santa Missa e colaborar orgulhosamente na sua linda procissão.
Saíram na procissão quatro andores magistralmente enfeitados demonstrando um querer e um orgulhoso enorme no que é seu e demonstrando uma Fé e um respeito muito grande em manter e preservar as tradições.
Claro que tudo dá trabalho, desde o arranjo da capela aos andores á passadeira com verdes e flores na volta da capela no trajecto até ao cruzeiro no alto, tudo maravilhosamente engalanado e até como havia festa houve por parte do poder a limpeza do recinto da capela e das bermas.
E no fim como foi reconfortante ouvir as palavras do Diácono Dinis, e ver no vosso rosto a alegria e a satisfação do dever comprido, a constatação que tudo correu como estava planeado que nada faltou e a motivação para continuar a fazer para o ano.
Não deveria ser este o pensamento e o empenho dos outros lugares para reactivar a tradição e pelo menos uma vez por ano terem na sua capela uma missa e se possível uma procissão, não acham que está na altura de se fazer alguma coisa!
E mais não digo…..

Sem comentários:

Enviar um comentário