segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O QUE EU PENSO...


Boa noite amigos.
Ultimamente ando com vontade e a ter prazer de escrever, verdade seja dita que os acontecimentos também motivam.
Vou continuar a falar sobre a realização das festas na Freguesia, desta vez o Santo António na Arrancada.
Realizou-se este fim-de-semana aquela que já foi a maior festa da Freguesia e com o decorrer dos anos foi acabando mesmo por não se realizar.
Claro que se sentia a falta da mesma pois são datas que lembram e que nos trazem memórias do passado que recordamos com nostalgia.
Então como a tradição se manteve lá fui para o tradicional almoço de família pois as festas são dias em que as famílias se encontram e reforçam os seus laços.
No fim do almoço e também para manter a tradição e como as festas movimentam o comércio e a economia local vamos tomar o cafezinho e o seu digestivo a um dos cafés do lugar, reencontram-se amigos que não víamos á algum tempo, recordamos memórias e de seguida vamos para a Santa Missa e participar na procissão.
Capela cheia, muita Fé e Respeito, um celebrante filho da terra e a fazer a sua caminhada numa paróquia do Concelho de Fornos de Algodres no Distrito da Guarda que eu tive o prazer de conhecer pessoalmente e que também cumpriu a tradição e veio para a festa da família.
Saíram os seus andores magistralmente enfeitados uma fanfarra que eu desconhecia mas que admirei e não com aquela participação grande como acontecia antigamente mas muito significativa lá foi a procissão até ao cruzeiro, mas recordo-me que antigamente vinha á rotunda do Ribeiro, como foi bonito ver ainda algumas famílias a ver passar a procissão e meter nas suas janelas e varandas as sua colchas e toalhas como se fazia antigamente, faltou o deitar flores nos andores e enfeitar o chão com verdes e flores, mas não sabem o orgulho e a alegria que senti ao ver que de pouco a pouco estamos a recuperar e a tentar manter a tradição.
E como parece que andam ao som da música o poder local mandou limpar as bermas e as valetas, como foi bom vir da Balboa para a Arrancada e ter a rua limpa.
Há noite vim para o arraial ver o agrupamento musical, não era o antigamente mas estava agradável, estava de parabéns a organização pois atingiu os objectivos a que se tinha proposto.
Espero e desejo que tenham contactado pessoas para continuar no próximo ano com a realização dos festejos, pois caso contrário será uma perda para a Freguesia e para a economia local, pois os festejos movimentam e muito o comercio local e não só.
Claro que para isso ser uma realidade todos devemos colaborar, cada um dentro das suas possibilidades e marcar presença nos dias festivos para engrandecer a festividade e garantir a continuidade da mesma caso contrário tudo mas tudo acaba.
E mais não digo…

Sem comentários:

Enviar um comentário