segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

O QUE EU PENSO......


Boa noite.
Quinta feira, o dia de exercitar o dedo e manter o hábito saudável de escrever, digo eu!
Hoje vou dar uma opinião que vai levantar muita polémica, mas é o que eu penso, é só a minha opinião.
Futebol no nosso Concelho….
No Concelho existem em actividade com a prática de futebol vários clubes: Recreio Desportivo de Águeda, LAAC, Liga dos Amigos de Aguada de Cima, Sporting Clube de Fermentelos, União Desportiva Mourisquense, e Associação Desportiva Valonguense.
O Recreio de Águeda no Nacional, Campeonato Nacional de Seniores (antiga 3ªdivisão) o Mourisca na Divisão de Elite (antiga 1ªdivisão distrital) Fermentelos na 1ªDivisão (antiga 2ªdivisal distrital) LAAC e Valonguense na 2ª Divisão (antiga 3ªdivisão distrital) e a nível Distrital a ultima divisão.
Estes clubes estão em actividades, mas muitos têm encerrado como: Barrô, Paradela, Recardães, Borralha, Travassô, Serem, e este ano mas tenho a esperança que para o ano continue o Macinhata.
É frustrante que ao domingo á tarde quem gosta de futebol e faça uma ronda por as equipas que jogam em casa encontre em cada campo como se costuma dizer meia dúzia de pessoas em cada jogo, será que a bilheteira dá para pagar a equipa de arbitragem, já para não falar nos clubes que requisitam GNR.
Eu tenho uma ideia muito própria sobre este assunto, mas bastante controversa: sou apologista que só exista uma equipa de futebol sénior no Concelho.
Passo a explicar: Todos os clubes faziam formação, apostava-se verdadeiramente na formação, a Câmara Municipal apoia todos os clubes a nível de formação, pois é de acordo com o número de atletas inscritos que recebem o apoio anual, os pais pagam mensalidades e nalguns casos a inscrição anual, este dinheiro tem de ser canalizado para a formação, mas o que acontece maioritariamente é que este dinheiro é gasto nas equipas seniores e não chega, pois paga-se aos jogadores o que se tem e não tem, nalguns casos os dois, três primeiros meses e depois o dinheiro acaba e os resultados vêm por aí abaixo.
A minha ideia é a equipa sénior ser composta só por jogadores oriundos da formação dos clubes, o jogador na formação tem de ter por objectivo alcançar um lugar nessa equipa, pois o que acontece actualmente é que competem até aos juniores e depois ou têm algum valor e saem para fora ou acabam, pois as equipas existentes salvo algumas excepções não apostam na prata da casa e vão buscar fora, pagando altos valores.
Por isso no sábado á tarde e domingo de manhã vamos ver os nossos jovens nos nossos clubes e no domingo á tarde de quinze em quinze dias vamos todos ver a nossa equipa sénior.
Se não houver por parte de quem manda uma revolução no actual sistema de pouco a pouco vão desaparecendo todos os clubes existentes, pois os encargos são elevadíssimos e não existem receitas.
Calma, eu para isso também tenho uma ideia: claro que a equipa sénior não vai jogar sempre como vocês estão a dizer em Águeda, não a equipa vai fazer os seus jogos nos diversos campos do Concelho, alternadamente e assim levamos o futebol a todos.
Na minha opinião prefiro ter uma equipa que dignifique a nível futebolístico o nosso Concelho a nível Distrital e porque não a nível Nacional duque várias que se arrastam por esses campos e que nada nos orgulham, muito pelo contrário.
E mais não digo…..


Sem comentários:

Enviar um comentário