terça-feira, 4 de dezembro de 2018

O QUE EU PENSO.......


Boa noite.
Quinta-feira aquele dia que alguns não gostam, mas que para mim é um dia especial, pois é o dia de dar ao dedo e passar para o papel aquilo que se tornou um hábito saudável que é escrever, digo eu!
Hoje vou falar de Associativismo.
O que é o Associativismo?
O Associativismo é a expressão organizada da sociedade, apelando à responsabilização e intervenção dos cidadãos em várias esferas da vida social e constituiu um importante meio de exercer a cidadania.
O associativismo é expressão e exercício de liberdade e exemplo de vida democrática.
É uma escola de vida colectiva, de cooperação, de solidariedade, de generosidade, de independência de humanismo e cidadania.
Concilia valor colectivo e individual. Pelo que, defender, reforçar, apoiar e promover o desenvolvimento do movimento associativo é defender e reforçar a democracia e a participação dos cidadãos na vida social.
O Movimento Associativo é um produto social. Transforma-se com a evolução social, acompanha e participa activamente nessa transformação.
Realiza-se tanto mais profundamente quanto mais tenha claros os objectivos da sua intervenção.
A Freguesia de Valongo do Vouga tem um grupo ainda grande de associações:
ACRAR - Associação Cultural e Recreativa dos Amigos da Redonda
ACRF - Associação Cultural e Recreativa de Fermentões
ADV - Associação Desportiva Valonguense
Centro Social e Paroquial de Valongo do Vouga
Fundação Nossa Senhora da Conceição
GDA - Grupo Desportivo Amador
Irmandade da Nossa Senhora da Conceição da Capela de Nossa Senhora da Conceição,
Assoartes- Escola de Artes de Valongo do Vouga.
APSACPVV- Associação de Pais da Secção de Andebol da Casa do Povo de Valongo Vouga.
Perdoem-me se esqueci alguma, a Freguesia tem dez Associações, temos pano para mangas como se costuma dizer, tanto a nível desportivo, cultural, recreativo e social.
No meu ponto de vista e volto a frisar é o meu ponto de vista, se a nível desportivo não temos margem de manobra pois as competições são marcadas pelas Associações Distritais e algumas pela Federação de Andebol de Portugal, vamos ter competições a decorrer ao mesmo tempo e por vezes no mesmo horário o que dispersa os espectadores no resto devemos ter uma política consertada e programada anualmente para não haver em simultâneo varias actividades ou mesmo espectáculos na Freguesia.
Vou dar um exemplo:
 Há uns fim-de-semana decorreu na Casa do Povo mais uma edição da Casa Mágica, espectáculos de marionetas, espectaculares, se não podíamos mexer nos jogos de andebol, pois os campeonatos estão em andamento, não devíamos ter tido tambem a exposição, na minha opinião é uma exposição digna de ser visitada e poderia ser num fim-de-semana em que não houvesse outro espectáculo, pois tirou brilho e a aderência da população não deve ter sido a melhor pois teve que se dispersar por todas as actividades.
Na minha modesta opinião no início de cada ano e com a moderação da Junta de Freguesia deveriam sentar-se todas as Associações na mesma mesa e discutirem entre todas as datas das sua actividades para não acontecer uma sobreposição de eventos ou actividades.
Temos e muito vem a Assoartes, uma Escola de Artes, que deveria ter um papel mais interventivo na sociedade Valonguense.
Eu volto a dar exemplos:
A ACRAR na Redonda organizava um jantar, nesse jantar a Assoarte participava com um espectáculo dos seus alunos por exemplo de fados, estão a acompanhar o meu raçocinio, a ACRF de Fermentões organizava o seu magusto, a Casa do Povo disponibilizava o seu Rancho Folclórico para animar o evento, a Fundação organizava o seu almoço de aniversário, a Casa do Povo disponibilizava a sua Banda de Música para animar o almoço e assim ponhamos a Freguesia em movimento durante todo o ano.
A isto chamaria um intercâmbio associativo e cultural que iria ser uma mais-valia e um motivo de orgulho e união entre todos os intervenientes e a população em geral.
Quem de direito pense na melhor maneira de fazermos da nossa Freguesia um exemplo a nível Concelhio e porque não o nosso orgulho a nível Nacional.
A união faz a força e todos juntos podemos ir longe!
E mais não digo…….

Sem comentários:

Enviar um comentário