quarta-feira, 29 de maio de 2019

O QUE EU PENSO......


Boa noite!
Mais uma semana, mais um dia a fazer o que gosto, ou seja tirar fotografias, observar, conversar com a população e escrever, digo eu.
Hoje vou dizer o que penso relativamente aos equipamentos que foram construídos para dar brilho  e embelezar os respectivos locais e tinham água a circular.
Vamos começar por a rotunda da Junta de Freguesia:
Um local emblemático da Freguesia que deveria ter por parte do poder mais atenção, pois foi construída e preparada para ter um circuito de água com uns maravilhosos repuxos ou jactos conforme lhe queiram chamar e que dignificava e embelezava o mesmo dando um aspecto de dinâmica e modernismo da nossa chamada Vila.
O mesmo acontece com o que está no largo ou auditório da capela do Santo Antonio na Arrancada, muito bem localizado o que daria uma beleza maravilhosa, revestido com lindíssimos painéis de azulejos alusivos á nossa Freguesia e ali está em plena degradação dando um aspecto horrível a quem diariamente por ali passa ou mesmo a quem ocasionalmente passa e que nada de bom pode recordar.
Tambem no do largo da capela de São Miguel na Aguieira, um pequeno lago num largo amplamente visitado e frequentado tanto a nível de estacionamento como de passagem numa via de grande movimento, a ser cruzada diariamente por centenas de viaturas e o que podemos mostrar digam?
Eu digo, nada, mas mesmo nada, temos degradação tanto a nível do lago como das outras infrastruturas ali existentes, aonde é que está o brio e a vontade de dar á população residente e a quem nos visita motivos de orgulho e vontade de continuar ou voltar a visitar- nos.
O jardim de S.Pedro já foi um ponto de referência e de orgulho de todos os Valonguenses, foi construído e estava muito bonito e funcional, era muito agradável ir a Valongo e passar um pouco do nosso tempo com a família ou com as crianças e porque não com a namorada, era uma beleza tinha um pequeno lago com água, sombra uns bancos e um pequeno parque infantil, estavam ali reunidas as condições para passar uns momentos agradáveis, brincar com as crianças, tirar umas fotos e descansar.
Valongo do Vouga é o local da Freguesia que mais visitas recebe, pois tem a igreja e realizam-se os casamentos, baptizados, comunhões, as profissões de fé, o crisma e todos os fins-de-semana e muitas vezes á semana á missas e lamentavelmente também acontecem os funerais.
Em todas estas cerimónias durante o ano, milhares de pessoas vão a Valongo, e muitas delas de todo o país posso até dizer de todo o Mundo, e nestas visitas quando são festivas, todos nós gostamos de ficar com recordações da nossa passagem por estas bandas, claro tiramos fotos, com os amigos com a família, temos uma igreja linda um adro aceitável e saímos para fora e deparamo-nos com esta actual vergonha, tal é o estado de degradação daquele jardim.
O pequeno lago deixou de ter água e trabalhar como os outros, os bancos do parque estão ou partidos ou estragados, erva e lixo por todo lado, já para não falar na localização dos contentores de recolha de lixo e no aspecto degradante em que se encontram constantemente, cheios e com muito lixo espalhado pelo chão.
Amigos é esta a imagem que queremos dar a quem nos visita, é isto que queremos que eles levem como recordação da sua passagem por a nossa terra.
Não me chamem profeta da desgraça, não digam que passo a vida a dizer mal, limito-me a constatar factos, foi para isto que andamos de porta em porta a convencer a população e a apelar ao voto com promessas de mudança?
Será que valeu a pena!
E mais não digo…..

Sem comentários:

Enviar um comentário