segunda-feira, 4 de junho de 2018

O QUE EU PENSO......


Boa noite.
Hoje vou debruçar-me sobre um tema polémico na sociedade.
A Falta de Civismo.
O termo civismo é uma palavra que provém do conceito de cidadão e refere-se a atitudes e comportamentos que este tem, no dia a dia, que seja demonstrativo de respeito pelos valores da sociedade e pelas suas instituições. Práticas essas  assumidas como os deveres fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos.
Estamos a viver um tempo, em que se «vive um dia de cada vez», e em que hoje estamos com mais falta de civismo que ontem, e amanhã, ainda pior estaremos.
Estamos não felizes e não contentes o que se nota no semblante de cada um, na agressividade de todos e cada um, seja em que local público possa ser, sendo que no privado é mais difícil de tal observar.
No supermercado até os empregados são maltratados pelos clientes, e nas filas todos se amontam para estar na frente mesmo que pressa não tenham. No trânsito a balbúrdia é tal que se tornou inqualificável e tudo o que seja cumprir o código está fora de questão.
O palavrão fácil e o gesto de erguer o dedo do meio da mão, é rotineiro por homens e por mulheres, por tudo e por nada é «o uso e o costume».
A falta de respeito entre gerações de baixo para cima, e de cima para baixo «vulgarizou-se», os velhos já não só deixarem de querer «educar » os mais jovens, como têm comportamentos que roçam a total deseducação. Sendo exemplos negativos que são imitados e com gosto, pelos mais novos.
O individualismo, o egoísmo o «eu, eu, eu» é o que conta com a agravante de todos e cada um actuarmos desta mesma forma, totalmente desautorizada.
E já não vai ser necessário «esperar» pelo crescimento de filhos e netos, para ver a sua selvageria em pleno, dado que todos, hoje e agora já entramos nesta desordenação total em que vale tudo desde que o «eu» esteja bem, mesmo que seja só por um minuto, e que o futuro seja previsivelmente pior.
E aqui, nem são os aspectos económicos que têm um factor mais relevante, é a educação base, que já nem instrução, são os comportamentos base em sociedade!
Como em tudo destruir é fácil, construir será muito difícil.
E viver sem regras ou quando estas disputam no nosso individualismo como vem a acontecer, evidentemente que não augura bom futuro. E como vivemos «um dia de cada vez», parece que não nos lembrarmos que amanhã viveremos também um dia de cada vez mais destruído que o hoje.
E como não temos princípios, uma vez que os vamos progressivamente aniquilando, achamos, já com dificuldade pensamos, hoje é normal viver nesta selva, se bem que, mais que não seja o egoísmo, o individualismo do outro nos incomode dado que «bate» no nosso egoísmo, individualismo.
E se assim continuarmos como é o mais plausível, daqui a 5 anos vai ser difícil sabermos em grupo conviver, dado que palavras como respeito, princípios, valores, ficaram sem significado e sem valor.
Mas de facto por muito que acenemos ser «moderno e fixe», viver cada um para seu lado, torna-se difícil e complicado, quando que temos que viver em sociedade e por muito que nos custe com algumas regras.
E estamos «nesta de vale tudo desde que, o eu ache que estou bem», mesmo não estando, mas para tal não permitindo que o «tu possas estar menos mal».
Vai acabar em desastre, mas todos estamos a ajudar para que assim venha a ser.
E mais não digo……

Sem comentários:

Enviar um comentário