segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O QUE EU PENSO.....


Boa noite!
Hoje é quinta-feira e assim sendo mais uma escrita que se tornou um hábito saudável digo eu.
Tenho sido bastante critico relativamente ao estado da nossa Freguesia e como sou uma pessoa do povo, falo e ouço todos os que querem falar comigo, ao contrário de outros e foi-me dito que eu não tenho razão, que quem tem de fazer a limpeza e manutenção é a Câmara e que mesmo assim já fizeram mais em quase um ano que os anteriores nos últimos anos.
Claro que discordei e prometi mostrar a lei, e aqui está!
As Juntas de Freguesia, entre outras obrigações e segundo o Artigo 131º. da Lei nº. 75/2013, consagrado às suas novas competências, por delegação das Câmaras Municipais, devem, e citamos, «gerir e assegurar a manutenção de espaços verdes e assegurar a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros». Também e entre outras obrigações, «assegurar a realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico e promover a manutenção dos espaços envolventes dos estabelecimentos». Por delegação das Câmaras, bem entendido. São as vulgarmente chamadas delegações de competências, que o referido Artigo 131º. define para «as freguesias em todos os domínios dos interesses próprios das populações destas, em especial no âmbito dos serviços e das actividades de proximidade e do apoio directo às comunidades locais.
Relativamente a limpezas na nossa Freguesia as coisas já estiveram muito piores que agora, começa-se a ver alguma coisa, no domingo de manhã cedinho, estive em Fermentões no famoso largo do Carvalho e o que encontrei foi um cenário degradante, estado de total abandono muita erva e até as silvas numa parte do recinto estavam em pleno crescimento, no entanto fui informado que o recinto foi limpo, na ultima Assembleia de Freguesia a oposição questionou o executivo relativamente ao Parque de Sº Pedro em Valongo e foram informados que existe vontade de dignificar aquele local, no entanto na semana passada desloquei-me para um funeral e pelo menos a limpeza estava por fazer.
Também é público que tem andado por cá pessoal da Câmara Municipal o que deixa a antever alguns trabalhos.
No entanto continuo preocupado com algumas obras em curso como é o alargamento da estrada desde o Centro Paroquial ou seja a Creche até á rotunda pois parecem as obras da chamada «Santa Engrácia», pois o seu ritmo é muito lento, não consigo compreender esta lentidão e alerto que aproxima-se a época das chuvas e esta estrada é fundamental para o normal funcionamento da nossa Freguesia, fui informado que quem paga a obra é a Câmara, mas a responsabilidade da obra é da Junta.
Deveria haver por parte do poder e peço desculpa se estou enganado, uma maior força para resolver estas situações pois não sendo resolvidas quem fica a perder é a população que tem que utilizar diariamente estas vias de comunicação na sua vida quotidiária.
Se isto não acontecer quem saí prejudicado e quem perde é o povo, a que os políticos pouco ligam, só em alturas eleitorais.
E mais não digo……




Sem comentários:

Enviar um comentário