segunda-feira, 1 de abril de 2019

O QUE EU PENSO.........


Boa noite!
Mais uma semana, mais um dia a fazer o que gosto, ou seja tirar fotografias, conversar com a população e escrever, digo eu.
Hoje vou falar do lugar do Carreiro.
A Quinta do Laranjal ou Quinta do Capitão-Mor situa-se no Carreiro. A quinta pertencia, como ainda pertence, na sua maior parte, à família do Capitão-mor do Vouga, José Pereira Simões.Tinha como limite Este, o local do Sobreiro. A maior parte de Arrancada do Vouga, Valongo do Vouga, Lamas do Vouga e Macinhata do Vouga (campos do Vouga) pertencia a esta família (toda a fiada de casas e quintas nas traseiras, na rua principal, desde a entrada para a estrada da Veiga até ao ribeiro que vem do vale das Cubas a caminho do Carreiro dos Vidais. Assim como todo o lugar de Podorzêlo.
José Pereira Simões foi o último Capitão-Mor do concelho do Vouga.Ocupou o cargo cerca de 30 anos, até extinção do concelho em 1843,quando foi integrado ao então recém criado concelho de Águeda.
Foi promovido a capitão mor de Ordenanças do Vouga, por Decreto de 12 de Outubro de 1806. Era de Secarias, Arganil e bacharel em Cânones, pela Universidade de Coimbra
Foi um dos maiores industriais de "Ferraria" da região do centro de Portugal.Fazia principalmente tachas (pregos), pesos, pingentes (puxadores) e armamento.
Em1800 havia cerca de 2000 operários fabris em Portugal e este industrial era proprietário de imensas tendas (cerca de vinte) de fabrico artesanal, empregando cerca de 100 operários, o que correspondia a 5% da população fabril nacional.
As "Ferrarias do Vouga" deram origem à indústria de ferragens de Águeda.
Foi o interveniente, muitas vezes esquecido, mais importante da batalha de Serém, Concelho do Vouga, região pantanosa do rio Vouga e do rio Marnel, actualmente pertencente ao Concelho de Águeda, em que o Capitão-Mor do Vouga, José Pereira Simões, travou o avanço para o Sul do Marechal Soult, batedores da cavalaria de Franceschi e da infantaria de Mermet, até à chegada do Coronel Nicholas Trant e do Batalhão Académico e posteriormente, do General Arthur Wellesley, futuro "Duque de Wellington" com reforços. Como consequência, as hostes do Marechal Soult não conseguiram atravessar o rio Vouga, perderam a batalha de Serém e foram obrigados a retirar-se para o Norte, tendo-se acantonado na cidade do Porto.
O Marechal Soult, nas suas memórias póstumas, fala na imensa resistência oferecida pelos guerrilheiros do Vouga, ao seu desidério de ocupar a cidade de Coimbra.
O Monteiro-mor do Vouga,  à altura  era o Dr.José Agostinho de Figueiredo Pacheco Teles. proprietário da Quinta da Aguieira em Valongo do Vouga e pai do (futuro) Visconde de Aguieira, Joaquim Álvaro Teles de Figueiredo.
Finda a resenha histórica vamos a constatações factuais.
O lugar do Carreiro faz parte integrante do lugar da Arrancada,e como a maioria da Freguesia encontra-se bastante degradado.
Total abandono pelos dois pequenos cursos de água que atravessam o lugar, deplorável o estado em que se encontra o lavadouro existente na Balboa.
Continua-se com a aplicação de herbicidas nos cursos de água, prática de contaminação punível por lei.
O antigo posto da GNR e o seu parque de estacionamento e retenção de viaturas apreendidas está completamente abandonado ainda com algumas viaturas no seu interior e com as silvas a começar a tomar conta das mesmas, o edifício propriamente dito vai provavelmente ser mais um dos já muitos edifícios do lugar em ruinas, para quando um projecto de recuperação e utilização do mesmo, ou vai ser para cair?
O já muitas vezes comentado fontenário continua depositado ao lado dos contentores de lixo, claro que nunca mais é reposto, mas também dali não sai, pergunto: custa muito passar com uma das viaturas da Junta e recolher o mesmo?
Registo com bastante agrado o aparecimento de um negocio no lugar, um negocio que dinamiza o lugar e traz movimento de pessoas o que é muito bom e nesse sentido deveria por parte do poder mais atenção ao que os visitantes vão encontrar o que em nada dignifica e orgulha a Freguesia tal é o estado de total abandono do lugar.
No tempo em que nos encontramos posso afirmar que o Carreiro tem tanto na entrada sul como na entrada norte e mesmo no centro do mesmo alguns barris de pólvora que já á muito deveriam ter sido eliminados e que por falta de responsabilidade dos seus proprietários ou seus herdeiros podem vir a ser uma tragédia tal é a quantidade de silvas e outros infestantes existentes carburantes.
Estão á espera de acontecer uma tragédia e serem capas de jornais ou abrir telejornais para depois lamentar o sucedido.
Vão continuar a assobiar para o lado ignorando os problemas,a lei existe, a prevenção faz-se prevenindo.
E mais não digo…..

Sem comentários:

Enviar um comentário