segunda-feira, 13 de maio de 2019

O QUE EU PENSO......


Boa noite!
Mais uma semana, mais um dia a fazer o que gosto, ou seja tirar fotografias, conversar com a população e escrever, digo eu.
Na semana passada disse e escrevi que não tenho problema nenhum em falar no que encontro bem, pois nada me move em dizer só mal, no entanto eu limito-me a manifestar o meu desagrado em situações factuais.
Como devem ter reparado hoje no grupo fiz uma pequena resenha do que tenho encontrado nas minhas caminhadas de domingo com a maquina fotográfica na mão e no contacto com as pessoas, pois é no lugar a lugar e no dialogo com os residentes que se tem a noção da triste realidade da nossa Vila.
Comecei por o campo de futebol do Cabeço Gordo, Campo Sousa Baptista, sei que é utilizado ao domingo de manhã e ás quintas feiras á noite, foi gasto lá dinheiro na sua remodelação, existe despesa mensal com energia, está entregue a uma colectividade, não deveria estar noutras condições, não deveria estar mais vem cuidado homenageando o seu benemérito.
Desço e venho dar com o  ribeiro que circunda a nova escola primária numa situação vergonhosa tal é o seu estado de falta de limpeza com silvas por todo lado, será pedir muito a sua limpeza.
Na estrada que vem dos antigos correios na direcção da Veiga e da C+S se não fossem os carros e que lá passam a não deixar a vegetação a tapar por completo a mesma já se não podia passar­­, se não temos meios para efectuar a sua limpeza, temos os mecanismos legais para obrigar a efectuar a mesma.
Continuando vamos encontrar a antiga escola primária principalmente a parte dos pavilhões onde está  instalada e corrigam-me se estou enganado  a Assoartes a passos largos da ruína tal começa a ser o estado de degradação, conseguem um entendimento ou vão deixar cair por mais uma falta de consenso, uma birra de ajustes do passado.
Continuo e á muito tempo que não passava por lá vou encontrar o tão falado pavilhão que tanta, mas tanta falta faz á nossa Freguesia num estado de total abandono e felizmente que tem uma, e eu disse-o ironicamente uma nova equipa de limpeza e conservação do espaço, pois caso não existisse a mesma a vergonha seria ainda maior, fico sem palavras para descrever tudo o que sinto em relação a esta obra, sei que e neste caso tenho que dizer e, é a verdade herdaram uma situação muito complicada de resolver, no entanto deveriam ter mais atenção á mesma pelo menos á sua limpeza, pois o silvado começa a ser enorme.
Continuamos e vamos encontrar a antiga capela de Sº Miguel na Aguieira, depois de uma abordagem ao seu estado de autentica ruína á uns tempos atrás constato que tudo continua na mesma, segundo procurei saber e cada um empurra a responsabilidade para os outros vamos concerteza  assistir ao seu desaparecimento a curto prazo, não estará na altura de todos JUNTOS encontrarem uma solução para a mesma, digo eu…..
Caminhamos e também já foi abordado anteriormente a passagem pedonal do recinto da capela nova de Sº Miguel para o parque de lazer da Boiça, se por infelicidade acontecer um acidente não digam que não sabiam pois o seu estado é bastante preocupante a nível de segurança e é atravessada por motos bicicletas e toda  a gente, no meu ponto de vista se não vão solucionar devem digo eu interditar.
Foi andando e não é que praticamente no centro de Valongo encontro outro ribeiro em estado deplorável, segundo conversa registada no local com os residentes ainda vem por um lado e mau por outro que não houve cheias porque se tivesse havido seria mais uma vez uma desgraça pois o leito assim não deixa a água correr e as habitaçoes seriam inundadas.
Sim eu sei hoje só detectei problemas, mas á mais, numa das entradas na Freguesia no cruzamento de Lanheses continua aquela bela fonte escondida no meio das silvas mostrando aquém nos visita e a quem ali passa diariamente um despreso e uma enorme falta de respeito por o património existente e pela história dos nossos antepassados que tanto sacrifício e orgulho tinham nos seus fontenários.
Pois mas nas Povoas também encontro pontos problemáticos, no lugar do Salgueiro mesmo no centro aproxima-se um período critico relativamente a incêndios e estes lugares estão mais expostos ao risco, segundo sei já por várias vezes o problema foi trazido ao conhecimento do poder local, mas aquilo que eu chamo de barril de pólvora continua na mesma, rezo para que não aconteça uma tragedia, pois se acontecer decerteza que seremos abertura de telejornais e muitos directos com as televisões pois o pequeno lugar ficará ainda mais pequeno pois várais casas eram desaparecer.
Espero e desejo que não continuem a assobiar para o lado e que pouco a pouco vão resolvendo e solucionando os problemas para que todos nós tenhamos orgulho da nossa Vila.
E mais não digo……

Sem comentários:

Enviar um comentário