quarta-feira, 22 de maio de 2019

O QUE EU PENSO.....


Boa noite!
Mais uma semana, mais um dia a fazer o que gosto, ou seja tirar fotografias, observar, conversar com a população e escrever, digo eu.
Hoje vou debruçar-me sobre a igreja matriz da nossa Freguesia, ou seja a igreja de Valongo.
Igreja Matriz S. Pedro
A grande reconstrução que produziu o edifício actual, data da transição dos séc. XVII- XVIII, teve grande reforma entre 1930- 35 subvencionada pela família Sousa Baptista. Esculturas do séc. XVIII, custódia séc. XVII.
A nossa linda igreja está a precisar de um novo Sousa Baptista, pois caso não apareça um, caminha a passos largos para o abismo.
Sei que são palavras duras mas é uma constatação de um facto, a contribuição da Freguesia não chega para as depesas anuais de acordo com o relatório e contas enviado pela Comissão Fabriqueira na altura da Visita Pascal, pois apresenta um saldo negativo de quase cinco mil euros.
Alguma coisa tem de ser feita pois a igreja precisa de obras com urgência.
Á pouco tempo atrás foi assaltada e foi roubado o sistema de som, talvez milhares de euros de prejuízo que muita falta faz no seu dia a dia.
Analisem o estado da estrutura do edifício, analisem o estado das fissuras exteriores cada vez maiores, situação que é visível para todos.
Não quero ser alarmista, mas as construções antigas eram feitas sobre estacas de madeira que com os muitos anos passados começam a ceder e assim vai inclinando o edifício originando a sua fissura ou seja as rachadelas.
Felizmente que o já famoso catavento da torre sineira já á muito tempo que não se encontra lá, pois com as intemperides seria mais um a puxar para os lados.
Gostaria que analiza-sem muito bem a situação, mas tenho a convicção que a torre sineira está a inclinar-se e deve haver sítios onde se deve já notar a separação do edifício em si.
Penso que é uma situação que as entidades competentes devem ter a maior atenção pois pode estar em risco uma tragédia, tanto patrimonial como de vidas humanas.
Acredito que uma recuperação desta envergadura acarreterá verbas bastantes avultadas, nunca menos de várias centenas de milhares de euros e não existe a disponibilidade financeira na Comissão Fabriqueira, vai ser preciso muito trabalho e esforço por a parte de todos.
Claro que quando digo todos é todos e os exemplos têm de começar por cima da hierarquia local .
Será pedir muito para podermos salvar uma igreja com vários séculos de história e com tanto valor e sentimento para a maioria da comunidade local.
Preocupem-se em recuperar enquanto á tempo pois tudo pode desmoronar.
E mais não digo……

Sem comentários:

Enviar um comentário