segunda-feira, 1 de julho de 2019

O QUE EU PENSO......


Boa noite!
Mais uma semana, mais um dia a fazer o que gosto, ou seja tirar fotografias, observar, conversar com a população e escrever, digo eu.
Hoje quero que acompanhem o meu desagrado, a minha indignação.
São situações factuais que ultimamente tens sido frequentes e que não deveriam acontecer, mas como diz o ditado «as atitudes ficam com quem as praticam»
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.
Arrogante é um adjetivo de dois gêneros que expressa uma característica negativa de um indivíduo que carece de humildade, que se sente superior aos outros.
Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expertem vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões.
De modo geral, uma pessoa arrogante é considerada orgulhosa, soberba, presunçosa e extremamente vaidosa.
De acordo com as regras sociais, nenhuma das características associadas ao sentimento de arrogância é positiva.
Etimologicamente, o termo “arrogante” se originou a partir do latim adrogare, que significa “para exigir”, ou seja, utilizado para definir a personalidade de alguém que se acha no direito de exigir um reconhecimento do mundo que, na realidade, não merece.
Arrogante e prepotente são dois adjetivos considerados pejorativos, pois qualificam os indivíduos com comportamentos individualistas, egocêntricos e desrespeitosos
A arrogância e a prepotência são consideradas sinônimos, em alguns casos, pelo facto de ambas serem características semelhantes de tiranos, ditadores, déspotas e etc.
Prepotente é um adjetivo de dois gêneros com origem no latim praepotens que significa uma pessoa muito poderosa e influente que abusa do seu poder e autoridade.
A prepotência é uma característica de muitos tiranos e déspotas de regimes absolutistas, que normalmente usam o seu poder para oprimir pessoas que estão sob a sua autoridade.
Uma pessoa prepotente muitas vezes também é classificada como arrogante, porque se considera superior aos outros, tratando-as de forma desrespeitosa. O antônimo de prepotente pode ser benevolente no caso de uma pessoa que tem poder mas não abusa dele.
E mais não digo……..

Sem comentários:

Enviar um comentário